segunda-feira, 22 de março de 2010

Militão Augusto de Azevedo-Gabrielle nº15



Militão Augusto de Azevedo nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1837 e morreu em 1905.Era fotógrafo .Tentou ser ator e cantor lírico,no ano em que resolveu se mudar para a cidade de São Paulo.Iniciou a fazer retratos para uma série de vistas da capital paulista para a Photographia Academica de Carneiro & Gaspar.Ele fez muitas fotografias chegando a cerca de 12.500 retratos feitos em 25 anos.


Fez uma obra chamada Álbum Comparativo da Cidade de São Paulo onde empregou 60 fotografias sobre papel albuminado e criou um modelo de fotografia paisagística urbana de enfoque comparativo.Foi o primeiro álbum comparativo da evolução de uma cidade brasileira.


Realizou além desse álbum os "Vistas da Cidade de São Paulo", álbum "Vista da Cidade de Santos", "Vistas da estrada de ferro Santos Jundiaí".Esses foram o que se destacaram mais.


No ano de 1996, sua coleção de fotos é adquirida pela fundação Roberto Marinho e mais tarde doada ao Museu Paulista da Universidade de São Paulo.


Criou o estúdio de Photographia Americana onde tinha muitos clientes.O preço cobrado pelas fotos era um dos mais baratos da cidade, o que atraía a clientela mais popular do que dos outros estudiosos instalados na cidade de São Paulo.

O ateliê se localizava em frente a Igreja do Rosário, onde a maioria das pessoas era negra, pelomenos era o que viamos nas fotografias, do jeito que não pareciam ser tratados como escravos.Outras fotografias retratam artistas de teatro e coristas.
A imagem ao lado faz parte do álbum Comparativo da Cidade de São Paulo.
O Museu Paulista criou uma sala especialmente para o acervo de Azevedo, foi digitado para que os estudiosos pudessem pesquisar sem danificar os documentos originais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário